Blog - Imagem de Capa - Extintores

Tipos de Extintores de Incêndio

O fogo possui a capacidade de se alastrar rapidamente, movendo-se de um material para outro, por isso, é fundamental que seu controle seja realizado de forma correta, para evitar danos significativos. Uma vez consideradas as características de cada chama, desenvolveu-se o tipo de extintor adequado para cada tipo de incêndio e seu conhecimento é fundamental para saber qual utilizar em cada caso, minimizando acidentes. No mercado encontramos 8 tipos de extintores de incêndio, sendo eles:

 

Extintor com carga de água

São extintores de água potável pressurizada, geralmente utilizados para apagar incêndios do tipo A, que envolve madeiras, papéis, tecidos, algodões e materiais semelhantes.

 

Extintor com carga de espuma mecânica

Possui uma espécie de detergente concentrado (LGE) em sua composição, que ao ser misturado com a água e o ar, produz uma espuma que acaba por abafar e esfriar o incêndio.

 

Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)

O dióxido de carbono é dado através do abafamento da chama e em seguida ocorre o resfriamento, tendo como vantagem não conduz corrente elétrica. São indicados para combater incêndios de tipo C.

 

Extintor com carga de pó químico BC

Esse tipo de extintor de incêndio, como diz seu próprio nome, é direcionado para incêndios de tipo B ou C, ou seja, líquidos, sólidos e gases inflamáveis (além de equipamentos elétricos).

 

Extintor com carga de pó químico ABC

Possui monofosfato de amônia siliconizado em sua composição química, por conta disso é recomendado para o combate de incêndio em acidentes industriais, comerciais e residenciais.

 

Extintor com carga halogenados (HALON)

Esse tipo de extintor de incêndio quebra a reação em cadeia do fogo, abafa o fogo e impede a sua propagação. Além disso ele não danifica eletroeletrônicos que são sensíveis a água, por conta disso são indicados para incêndios tipo A, B e C.

 

Extintor da Classe D

Tem como base o cloreto de sódio, sendo utilizado apenas para incêndios de classe D, por isolar o metal da atmosfera, impendido que ocorra um maior alastramento do fogo.

 

Extintor da classe K

Esse tipo de extintor foi criado especialmente para incêndios de classe K, que são causados por óleos de cozinha e com grande complexidade de serem apagados. Como uma das maiores vantagens é conter os gases exalados pelo incêndio.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *