Quer implementar BIM e não sabe por onde começar? Existem várias literaturas que podem orientar você a fazer uma implementação BIM com qualidade. Abaixo listamos um breve resumo sobre os guias, livro e manual que aplicamos em nossas implementações BIM:
1. Coletânea dos Guias BIM ABDI-MDIC
É uma coletânea desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi lançado em 2017 com o objetivo de consolidar e disponibilizar informações de boas práticas sobre o processo e a contratação de projetos em BIM de forma clara e precisa, particularmente aqueles envolvidos em obras públicas (ABDI, 2017).
A coletânea possui seis guias e um anexo, dentre os quais o Guia 6, apresentado na Figura 1, é o único que envolve a Implantação de Processos BIM.
Figura 1 – Guia 6 da Coletânea dos Guias BIM ABDI – MDIC
Fonte: ABDI, 2017.
2. Manual de Implantação do Piloto BIM – Autodesk
A empresa autodesk é uma das empresas mais conhecidas no ramo de softwares BIM, por consequência vem desenvolvendo várias literaturas por meio do Autodesk Academy, grupo de estudos focado na gestão e difusão do conhecimento na indústria AEC. De acordo com a própria, o manual de implantação BIM (Figura 2), busca oferecer uma estrutura que profissionais da AEC possam utilizar como referência para a implantação de processos e melhores prática da Modelagem da Informação da Construção.
Figura 2 – Manual de Implantação do Piloto BIM.
Fonte: Autodesk, 2018.
3. Guia AsBEA – Boas Práticas em BIM
O guia, apresentado na Figura 3, oferece uma solução para um plano de implementação não só para escritórios de arquitetura e urbanismo, como também para contratantes, construtores e demais escritórios de projeto. Além de ter como um objetivo secundário auxiliar os leitores a entender melhor os objetivos, as possibilidades e as necessidades para que um projeto possa ser desenvolvido na plataforma BIM.
Figura 3 – Guia AsBEA – Boas Práticas em BIM
Fonte: AsBEA, 2013.
4. Livro Manual de BIM
O livro, apresentado na Figura 4, é dividido em nove capítulos, dos quais quatro são direcionados às boas práticas para implementação em empresas e escritórios, envolvendo inclusive fornecedores e a cadeia de suprimentos. Essas boas práticas estão concentradas nos capítulos 4, 5, 6 e 7, onde os leitores podem encontrar informações de como implementar o BIM para cada uma de suas respectivas áreas (BIM para Proprietários e gerentes de instalações, BIM para arquitetos e engenheiros, BIM para a indústria da construção e BIM para subempreiteiros).
Figura 4 – Manual de BIM
Fonte: Eastman et al., 2014.
5. BIM Project Execution Planning Guide (BEP)
É um guia desenvolvido pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PENN STATE UNIVERSITY), ilustrado na Figura 5, que fornece um procedimento para criar e implementar um plano de execução BIM. Ele está estruturado em oito capítulos e onze apêndices, onde se elucida de forma detalhada cada um dos passo-a-passo propostos para elaboração do plano de implementação BIM e ainda fornece materiais de apoio para sua execução.
Figura 5 – BIM Project Execution Planning Guide – Version 2.2.
Fonte: PENN State University, 2014.
6. Coletânea de implementação BIM – CBIC
É uma coletânea, a qual está ilustrada na Figura 6, dividida em cinco volumes abordando diferentes temas, como: os fundamentos do BIM, implementação, colaboração e integração, fluxos de trabalho e formas de contratação.
Foi desenvolvida por meio de uma parceria CBIC e SESI Nacional com o objetivo de fomentar o tema “BIM” no mercado AEC Brasileiro e orientar construtoras e incorporadoras para sua plena utilização.
Figura 6 – Coletânea de Implementação BIM.
Fonte: CBIC, 2016.
Gostou desse artigo sobre Implementação BIM? Compartilhe!
Add a Comment